- SESC

- Faculdade Anhanguera

- Faculdade Projeção Guará

- Associação Nacional dos Motoristas.

- SINPETAXI

- Amigos da Saúde

- Casa do Ceará


- Águas Lindas GO - Maio/2018
- Samambaia Sul DF - Abril/2018
- Taguatinga DF - Março/2017
- Samambaia DF - Outubro/2016
- São Sebastião DF - Outubro/2016
- Varjão DF - Setembro/2016
- Samambaia Sul DF - Agosto/2016
- Sobradinho DF - Setembro/2016
- São Sebastião DF - Julho/2016
- Rodoviária do Plano- Junho/2016
- Recanto das Emas DF - Maio/2016
- São Sebastião DF - Abril/2016
- Taguatinga DF - Março/2016
- Ceilândia DF - Fevereiro/2016
- Gama DF - Janeiro/2016
- Metrô DF - Dezembro/2015

- São Sebastião - Igreja Santo Afonso - Outubro/2015

- Amigos da Saúde - Setembro/2015

- Lions Club - Setembro/2015

- TJDFT - Setembro/2015

- Sobradinho - Atacadão Dia a Dia - Agosto/2015

- Sobradinho - Lar dos Velhinhos - Julho/2015

- Riacho Fundo I - Centro Olímpico - Junho/2015

- Setor Comercial Sul - Dia do Oftalmologista -Maio/2015

- Rod. Plano Piloto - Abril/2015

- Recanto das Emas - UNISS - Abril/2015

- Riacho Fundo I - Mar/2015

- Recanto das Emas - Dez/2014

- Casa do Ceará- Nov/2014

- Empresa Agil- Nov/2014

- UnB/Agil- Nov/2014

- Estrutural - Out/2014

- MPDFT- Set/2014

- Samambaia- Ago/2014

- Varjão- Jul/2014

- Paranoá- Jun/2014

- Casa do Ceará- Maio/2014

- São Sebastião- Mar/2014

- Samambaia - Fev/2014

- Planaltina - Dez/2013

- BACEN - Ago/2013


- Missão Catarata
- Projeto Refrativa
- Projeto Glaucoma e Córnea
- Projeto Retina

- Projeto Estrabismo

 

-Evento Assistentes Sociais

-Apresentação dos Novos Médicos da FRAO

-Visita a ONG Amigos da Saúde

-Cirurgia de Catarata Congênita (presente da FRAO)

-Visita à Coordenação de Saúde da Presidência da República

-2º Natal Feliz na Casa do Ceará

-Treinamento Instituição Semiliberdade Feminina

-Evento Fortalecimento da Rede de Proteção

 

-Reportagem: Telejornal Band Cidade 2ª Edição 14/10/13

- Matéria: Clica Brasília 31/10/13

 

- Fellowship em Oftalmologia

- Estágio em Oftalmologia 2014

 


Nome:
E-mail para retorno:
Comentários:
   

 

 

Veja, passo a passo, as onze fases de um atendimento típico proporcionado aos pacientes cirúrgicos. A cronologia do atendimento FRAO mostra como foi possível associar um serviço de natureza filantrópica com o padrão de qualidade e conforto de uma clínica oftalmológica particular em tudo semelhante aos moldes do HOB-Hospital Oftalmológico de Brasília, instituidor da FRAO. O fluxo descrito pode apresentar algumas pequenas variações, de acordo com o tipo de cirurgia e  natureza do problema oftalmológico de cada paciente.

 

Você pode ver esta apresentação em fotos/texto ou em vídeo. Caso deseje ver em vídeo esta apresentação escrita, clique na figura abaixo.

 

 

 

1. Marcação de Consulta

 

 

A consulta do paciente é marcada, por telefone, com um dos oftalmologistas colaboradores da FRAO, conforme o problema visual descrito à marcadora de consultas: catarata, glaucoma, refrativa, retina e clínica oftalmológica. Os pacientes são agendados de 15 em 15 minutos.

 

2. Recepção ao Paciente no Dia da Consulta

 

 

No dia da consulta, o atendimento na recepção é realizado, sempre que possível, individualmente, visando assegurar privacidade ao paciente.


3. Pré-consulta Oftalmológica

 

 

Após o preenchimento do prontuário, os exames denominados autorrefração e lensometria são realizados por funcionária treinada para tal fim. Em seguida, é executada a dilatação da pupila do paciente. Os resultados dos exames serão utilizados pelo oftalmologista durante a consulta.

 

4.  Aguardando Atendimento

 

 

Os pacientes aguardam pela sua consulta agendada com o oftalmologista em sala de espera especialmente planejada para lhes proporcionar conforto e bem estar.


5.  Consultas Oftalmológicas

 

 

Nos nove consultórios oftalmológicos dotados de equipamentos de avançada tecnologia, os oftalmologistas colaboradores  da FRAO realizam consultas para diagnóstico de problemas visuais que possam ser restaurados ou melhorados através de tratamentos cirúrgicos. Os três consultórios foram planejados para acomodar o paciente e dois acompanhantes.


6. Avaliação Socioeconômica

 

 

Concluída a consulta oftalmológica inicial, o(a) paciente é encaminhado(a) ao setor de avaliação  socioeconômica que avalia sua condição financeira, mediante entrevista pessoal, análise dos documentos de renda e de despesa do seu grupo familiar e cálculo do Índice de Carência, metodologia de avaliação especialmente desenvolvida pela FRAO. Em alguns casos, pode ser necessária a visita do assistente social à residência do(a) paciente para comprovação das informações. Os pacientes que não se enquadram no perfil de carência FRAO são orientados a procurar atendimento em serviço oftalmológico de sua preferência.

 

7. Exames Pré-operatórios

 

 

O(a) paciente classificado(a) como carente é, em seguida, atendido pelo(a) orientador(a) cirúrgico(a) que lhe presta informações adicionais sobre a cirurgia e o(a) encaminha para realização de exames oftalmológicos pré-operatórios em equipamentos de alto custo da FRAO. A critério do(a) paciente, exames pré-operatórios de sangue e risco cardiológico são realizados em clínicas particulares ou em hospitais do governo.

8. Planejamento da Cirurgia

 

 

De posse dos exames pré-operatórios, os oftalmologistas colaboradores da FRAO avaliam os resultados, realizam o planejamento da cirurgia do paciente e autorizam a sua marcação. Em determinados casos, a análise dos exames pré-operatórios é feita em presença do(a) paciente.

 

9. Marcação da Cirurgia

 

 

Com a cirurgia autorizada pelo oftalmologista colaborador da FRAO, o(a) paciente é novamente recebido(a) pela orientadora cirúrgica para marcação da data da cirurgia, recebimento de orientação pré e pós-cirúrgica, assinatura do termo de consentimento cirúrgico, pagamento da cirurgia a preço parcialmente gratuito.

 

10. Realização da Cirurgia no HOB-Hospital Oftalmológico de Brasília

 

 

Desde a instituição da Fundação em dezembro de 1986, as cirurgias dos pacientes FRAO são realizadas no centro cirúrgico do HOB – Hospital Oftalmológico de Brasília, um dos mais modernos do país. Recentemente, no dia 15 de março de 2023, a Vigilância Sanitária do Distrito Federal – VISA DF autorizou o funcionamento do centro cirúrgico ambulatorial da FRAO, nas novas instalações da Fundação, localizadas no SCS Quadra 5 Bloco C Loja 144. Em 18 de maio de 2023, o Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal – CRM-DF atualizou o Certificado de Registro da FRAO, incluindo o centro cirúrgico ambulatorial.


11. REVISÕES PÓS-CIRÚRGICAS E ALTA

 

 

As consultas de revisão pós-cirúrgicas (no mínimo duas) são realizadas pelos oftalmologistas fellows nos consultórios FRAO, até que o paciente receba alta cirúrgica.



 

 

 

 

 

 

 

FRAO - Fundação Regional de Assistência Oftalmológica. CNPJ: 24.949.836/0001-03 SCS QD 05 Bloco C 144 Asa Sul - Brasília DF - Tel: (61) 3224-5480
Desenvolvimento, Criação e Manutenção - Bento Afonso dos Santos e Flávio Wesley Silva
Reprodução Proíbida Direitos Reservados © BAS Administração e Marketing Médico