- SESC

- Faculdade Anhanguera

- Faculdade Projeção Guará

- Associação Nacional dos Motoristas.

- SINPETAXI

- Amigos da Saúde

- Casa do Ceará


- Metrô DF - Dezembro/2015

- São Sebastião - Igreja Santo Afonso - Outubro/2015

- Amigos da Saúde - Setembro/2015

- Lions Club - Setembro/2015

- TJDFT - Setembro/2015

- Sobradinho - Atacadão Dia a Dia - Agosto/2015

- Sobradinho - Lar dos Velhinhos - Julho/2015

- Riacho Fundo I - Centro Olímpico - Junho/2015

- Setor Comercial Sul - Dia do Oftalmologista -Maio/2015

- Rod. Plano Piloto - Abril/2015

- Recanto das Emas - UNISS - Abril/2015

- Riacho Fundo I - Mar/2015

- Recanto das Emas - Dez/2014

- Casa do Ceará- Nov/2014

- Empresa Agil- Nov/2014

- UnB/Agil- Nov/2014

- Estrutural - Out/2014

- MPDFT- Set/2014

- Samambaia- Ago/2014

- Varjão- Jul/2014

- Paranoá- Jun/2014

- Casa do Ceará- Maio/2014

- São Sebastião- Mar/2014

- Samambaia - Fev/2014

- Planaltina - Dez/2013

- BACEN - Ago/2013


- Missão Catarata
- Projeto Refrativa
- Projeto Glaucoma e Córnea
- Projeto Retina

 

-Evento Assistentes Sociais

-Apresentação dos Novos Médicos da FRAO

-Visita a ONG Amigos da Saúde

-Cirurgia de Catarata Congênita (presente da FRAO)

-Visita à Coordenação de Saúde da Presidência da República

-2º Natal Feliz na Casa do Ceará

-Treinamento Instituição Semiliberdade Feminina

-Evento Fortalecimento da Rede de Proteção

 

-Reportagem: Telejornal Band Cidade 2ª Edição 14/10/13

- Matéria: Clica Brasília 31/10/13

 

- Fellowship em Oftalmologia

- Estágio em Oftalmologia 2014

 


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Veja, passo a passo, as onze fases de um atendimento típico proporcionado aos pacientes cirúrgicos. A cronologia do atendimento FRAO mostra como foi possível associar um serviço de natureza filantrópica com o padrão de qualidade e conforto de uma clínica oftalmológica particular em tudo semelhante aos moldes do HOB-Hospital Oftalmológico de Brasília, instituidor da FRAO. O fluxo descrito pode apresentar algumas pequenas variações, de acordo com o tipo de cirurgia e  natureza do problema oftalmológico de cada paciente.

 

Você pode ver esta apresentação em fotos/texto ou em vídeo. Caso deseje ver em vídeo esta apresentação escrita, clique na figura abaixo.

 

 

 

1. Marcação de Consulta

 

 

A consulta do paciente é marcada, por telefone, com um dos oftalmologistas colaboradores da FRAO, conforme o problema visual descrito à marcadora de consultas: catarata, glaucoma, refrativa, retina e clínica oftalmológica. Os pacientes são agendados de 15 em 15 minutos.

 

2. Recepção ao Paciente no Dia da Consulta

 

 

No dia da consulta, o atendimento na recepção é realizado, sempre que possível, individualmente, mediante retirada de senha, visando assegurar privacidade ao paciente.


3. Pré-consulta Oftalmológica

 

 

Após o preenchimento do prontuário, os exames denominados autorrefração e lensometria são realizados por funcionária treinada para tal fim. Em seguida, é executada a dilatação da pupila do paciente. Os resultados dos exames serão utilizados pelo oftalmologista durante a consulta.

 

4.  Aguardando Atendimento

 

 

Os pacientes aguardam pela sua consulta agendada com o oftalmologista em sala de espera especialmente planejada para lhes proporcionar conforto e bem estar.


5.  Consultas Oftalmológicas

 

 

Nos três consultórios oftalmológicos dotados de equipamentos de avançada tecnologia, os oftalmologistas colaboradores  da FRAO realizam consultas a preços simbólicos para diagnóstico de problemas visuais que possam ser restaurados ou melhorados através de tratamentos cirúrgicos. Os três consultórios foram planejados para acomodar o paciente e dois acompanhantes e possibilitam a realização de até 96 consultas  por dia (2.000 consultas por mês), com duração média de 15 minutos cada.


6. Avaliação Socioeconômica

 

 

Concluída a consulta oftalmológica inicial, o(a) paciente é encaminhado(a) ao assistente social que avalia a sua situação socioeconômica, mediante entrevista pessoal, análise dos documentos de renda e de despesa do seu grupo familiar e cálculo do Índice de Carência, metodologia de avaliação especialmente desenvolvida pela FRAO. Em alguns casos, pode ser necessária a visita do assistente social à residência do(a) paciente para comprovação das informações. Os pacientes que não se enquadram no perfil de carência FRAO são orientados a procurar atendimento em serviço oftalmológico de sua preferência.

 

7. Exames Pré-operatórios

 

 

O(a) paciente classificado(a) como carente é, em seguida, atendido pelo(a) orientador(a) cirúrgico(a) que lhe presta informações adicionais sobre a cirurgia e o(a) encaminha para realização de exames oftalmológicos pré-operatórios em equipamentos de alto custo do grupo de clínicas HOB – Hospital Oftalmológico de Brasília. A critério do(a) paciente, exames pré-operatórios de sangue e risco cardiológico são realizados em clínicas particulares ou em hospitais do governo.

8. Planejamento da Cirurgia

 

 

De posse dos exames pré-operatórios, os oftalmologistas colaboradores da FRAO avaliam os resultados, realizam o planejamento da cirurgia do paciente e autorizam a sua marcação. Em determinados casos, a análise dos exames pré-operatórios é feita em presença do(a) paciente.

 

9. Marcação da Cirurgia

 

 

Com a cirurgia autorizada pelo oftalmologista colaborador da FRAO, o(a) paciente é novamente recebido(a) pela orientadora cirúrgica para marcação da data da cirurgia, recebimento de orientação pré e pós-cirúrgica, assinatura do termo de consentimento cirúrgico, pagamento da cirurgia a preço simbólico ou, no caso de cirurgia gratuita, assinatura de termo de doação.

 

10. Realização da Cirurgia no HOB-Hospital Oftalmológico de Brasília

 

 

As cirurgias dos pacientes FRAO são realizadas no centro cirúrgico do HOB – Hospital Oftalmológico de Brasília, um dos mais modernos do país, localizado na sede do HOB no SGAS 607, Av. L-2 Sul, ao lado do HMIB- Hospital Materno Infantil de Brasília, Plano Piloto, Brasília – DF. O convênio de prestação de serviços HOB / FRAO garante aos pacientes baixa renda da Fundação tratamento cirúrgico idêntico ao prestado a pacientes particulares e a pacientes de planos de saúde.


11. REVISÕES PÓS-CIRÚRGICAS E ALTA

 

 

As consultas de revisão pós-cirúrgicas (no mínimo duas) são realizadas gratuitamente pelos oftalmologistas fellows nos consultórios FRAO, até que o paciente receba alta cirúrgica.



 

 

 

 

 

 

 

FRAO - Fundação Regional de Assistência Oftalmológica. CNPJ: 24.949.836/0001-03 EQS 102/103 Bloco A Loja 119 Asa Sul - Brasília DF - Tel: (61) 3224-5480
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