CERATOCONE
Ceratocone é uma condição incomum, na qual a córnea se torna fina e protuberante. A palavra ceratocone vem do grego e significa córnea em forma de cone. Essa forma, anormal, pode causar séria distorção da visão.
Olho normal | Olho com Ceratocone |
Embaçamento e distorção da visão são sintomas iniciais do ceratocone. Eles geralmente surgem na pós-adolescência ou até os 25 anos de idade. A doença, então, evolui por um período entre 10 e 20 anos e se estabiliza. Nos estágios iniciais, a visão pode ser levemente afetada, causando ofuscamento, fotofobia e irritações. Cada olho pode ser afetado diferentemente. Com a evolução da doença, e conseqüentemente deformação da córnea com o aparecimento de cicatrizes, a visão se torma distorcida. Um abrupto declínio na visão pode ocorrer se a córnea ficar inchada.
Visão distorcida pelo Ceratocone
TRATAMENTO DO CERATOCONE
Os casos leves são tratados com sucesso pelo uso de óculos ou de lentes de contato especialmente projetadas para tal fim. Os casos mais graves necessitam de implante de anel intraestromal, tratamento crosslinking ou transplante de córnea.
Anel Intraestromal
O anel intraestromal é constituído por dois ou mais segmentos de acrílico | Representação gráfica do anel intraestromal implantado no interior da córnea |
Cross Linking
Transplante de Córnea